Como formatar um Pen Drive em NTFS no Ubuntu

Lembram que eu passei a utilizar o Linux Ubuntu pela primeira vez esta semana? Pois bem, estou enfrentando uns problemas que bastante gente que migra do Windows para o Ubuntu também enfrenta. Desta vez, formatei um pen drive no Linux, e quando fui utilizá-lo no Windows 8 não foi reconhecido.
Pensando em como resolver isso, hoje trago um tutorial de como formatar um PenDrive em NTFS no Ubuntu.

Como formatar um pen drive em NTFS no Linux Ubuntu
Primeiro, será necessário ter o programa GParted. Um ótimo programa que exibe gráficos e administra as partições dos dispositivos.
Para instalar o GParted, abra o terminal e digite o seguinte comando: $ sudo apt-get install gparted
Feito isto, o download será feito e o programa instalado.

Como formatar um pen drive em NTFS no Linux Ubuntu
Agora, vá até o Menu do Ubuntu e procure por "GParted".
Toda vez que você for abrir o GParted, será necessário inserir a senha do seu usuário. Afinal, se trata de um programa que pode inclusive apagar todos os arquivos e o próprio sistema. Por isso, manuseie com cuidado.

Como formatar um pen drive em NTFS no Linux Ubuntu
Agora com o programa aberto, procure por seu pen drive na barra do canto superior direito. O meu era o /dev/sdb  (1.87gb).
No meu caso, na área de partições, não havia nenhuma partição existente. Cliquei com o botão direito do mouse em cima de "não alocado" e selecionei a opção "Novo". Em "Sistema de arquivos", escolha a opção "ntfs".
Após ter configurado tudo conforme o que você procura, clique no botão "Adicionar".

Como formatar um pen drive em NTFS no Linux Ubuntu
Se tudo der certo, após terminar a operação, você verá o texto "Todas as operações foram concluídas com sucesso". Clique em "Fechar" e pronto, seu pen drive já está formatado em NTFS.

Ramon Machado - 13 de Abril de 2015

Entusiasta da tecnologia e aficionado por vídeogames, gosto muito de programar e ver meus códigos criando vida. Além disso, sou dono orgulhoso de um PS4 e seus exclusivos. Atualmente estou cursando Ciência da Computação na UFRRJ.

Compartilhe

Posts que talvez você goste