O fim do NFS World - Um pouco sobre esse meu mundo


NFS World Lotus Elise Cruise
 Ahhhhhh, fui pego de surpresa esta semana com o anúncio do breve fechamento dos servidores do Need for Speed World. Embora eu não jogasse há um tempinho, é triste saber que aquele jogo que me introduziu ao mundo online está chegando ao fim.
  Pensando nisso, resolvi escrever este post para falar desse game que me rendeu diversas horas e um blog, de diversão e distração. Para melhor organização, pensei em dividir o post em duas partes: a primeira em que falo e explico a situação do game, e a outra em que falo sobre os meus bons momentos e o que o jogo significa pra mim.

Um recado para todos os jogadores que amam NFS World 

NFS World Nissan GT-R Ghosts

  Desde o anúncio do futuro fechamento dos servidores, tenho visto uma boa galera reclamando pelo fato de ter investido dinheiro ou então apenas por ainda gostar muito do jogo. Assim como vocês, eu sempre gostei muito do game, e sempre fui fã de qualquer NFS. Infelizmente, tudo na vida tem fim, principalmente quando se trata de um jogo totalmente online.

Primeiro vamos entender a situação...
  Need for Speed World já estava funcionando há 5 anos, o que é um tempo considerado bom para o funcionamento de um jogo online, e ultimamente teve uma queda considerável no número de jogadores ativos. Vivemos em um mundo capitalista, e quando algo começa a não dar os lucros esperados, tentamos tomar medidas para melhorar a situação, e se essas medidas não forem eficientes, significa que devemos partir para outra área ou outro produto. Este foi exatamente o pensamento e posição da Eletronic Arts sobre o assunto, por isso, os 4 principais jogos Play4Free estarão fechando as portas para sempre no dia 14 de Julho de 2015. São eles: Need for Speed World, Battlefield Play4Free, Battlefield Heroes e FIFA World.

Mas ainda tinha uma comunidade ativa!
  Sim, é verdade. O NFS World por mais que enfrentasse altos e baixos, ainda possui uma comunidade muito ativa. Porém, desde o fechamento da BlackBox, o jogo estava sem desenvolvedores unicamente responsáveis pelo World, o que não facilitava muito a manutenção das coisas. Com o abandono por parte dos desenvolvedores, o jogo ficou por muito tempo parado sem novidades. Não havia promoções, eventos, e o mais importante, não havia nenhum tipo de ação sendo realizada contra os cheaters. E assim, muitos jogadores abandonaram de vez a comunidade.
  Felizmente, de um tempo pra cá, as coisas mudaram. Tivemos diversos eventos, rotações milagrosas, promoções, e também, banimento em massa de diversos cheaters. Porém, a era de abandono do jogo e as polêmicas acerca de diversos banimentos foi tão fatal, que não puderam ser superadas. E quando não há o retorno esperado, as coisas acabam.

Eu gastei muito dinheiro no jogo, é injusto fazer isso!
 Esta talvez foi a frase que mais vi durante esses dias enquanto passava por diversos fóruns e posts sobre NFS. Amigo, você estava investindo (sim, INVESTINDO) dinheiro em um jogo totalmente online. Quando fazemos isso, assumimos o risco de que um dia isso poderia acabar, afinal, você não achou que o jogo duraria pra sempre. Achou?
 Inclusive, discutimos sobre este assunto no primeiro podcast do NFSW Dicas.

Tudo aquilo que o NFS World significa pra mim

NFS World Lotus Elise Ghost
 Desde pequeno, sempre fui fã de qualquer NFS, só este já é um argumento de grande peso pra mim. Lembro-me bem de quando vi o primeiro trailer do jogo, foi no início de 2010, minha internet era discada e demorei quase uma hora para baixar os 40 e poucos segundos de trailer.
 O jogo foi lançado e eu ainda tinha internet discada, como eu não podia jogar, criei o blog SomosNFS para poder falar sobre o game e sobre outros NFS. Em 2012, mais exatamente no dia 12 de Junho, finalmente me livrei da internet discada e pude fazer o download do jogo. Como já era madrugada, o download só terminou ás 5 da manhã do outro dia. Fiz login com minha conta que já havia sido criada um tempo antes apenas para resgatar alguns códigos de Boost, corri uma Outlaws com meu Silvia S15 e coletei 12 diamantes. E claro, me atrasei pra escola naquele dia. Apenas por curiosidade, aquele foi o mesmo dia em que saiu o primeiro trailer do NFS Most Wanted 2012 durante a E3 daquele ano.

Minha experiência com blogs e tecnologia, surgiu com o World

NFS World My VW Golf GTI Mk1
 Pois é, quem diria que um dia eu estaria falando sobre isso. Sabe o blog que eu criei pra falar sobre NFS? Com o objetivo de manter e melhorar, aprimorei meus conhecimentos em HTML5, CSS e Javascript. E com isso, acabei conhecendo o mundo da programação <3
 Hoje, estou no terceiro ano do ensino médio, e decidido que quero trabalhar com algo que envolva bastante matemática, programação e tecnologia. Acho que devo agradecer isso à minhas amizades feitas enquanto jogava ou blogava sobre NFS World.
 Não demorou muito tempo de blog, pra ser mais exato, alguns dias antes de completar um ano, recebi um convite do Camilo para fazer parceria com o recém nascido NFSW Dicas. Até hoje, essa foi a melhor parceria que já tive entre blogs, e como resultado disto, acabou surgindo o blog Tec-Mania, que hoje está descansando.

Minhas lembranças do NFS World

My NFS World First Day Print
 Lembra da história que eu contei sobre o meu primeiro dia no World? Pois bem, quando eu voltei da escola, era hora de gasta aquele código de boost que eu havia resgatado. Com 1500SB, eu tinha a opção de comprar um Toyota MR2 ou um Golf GTI Mk1, qual vocês acham que eu comprei? Exatamente! O Golf mk1 quadradinho que me conquistou, e que logo depois recebeu dos meus amigos o carinhoso apelido de "Brasília Amarela". Naquele dia, nos divertimos bastante fazendo o bug do ponto de ônibus. Eu (SOMOSNFS), NFSWDICAS, TALAGAVO e PRIORIDADE.

NFS World Red BMW M6 Ghost
 Alguns meses depois, me ocorreu o bug mais bizarro que já encontrei neste jogo. Conheço apenas mais uma pessoa que passou por este bug, e nunca encontrei mais nenhum relato. Certa vez, estava eu correndo na Rosewood Park Loop, que na época era um evento aberto para todas as tiers classes, quando um jogador que tinha uma BMW M6 vermelha caiu do lobby. Ao iniciar a corrida, embora ele tivesse caído, a BMW dele se encontrava parada no final da corrida. Quando eu estava em primeiro na última volta, essa BMW correu sozinha, veio em minha direção e bateu de frente no meu carro, me fazendo perder a corrida. Ao sair da corrida e ir para o Free Roam, a BMW estava lá. Me teleportei para a Rosewood Park Lyons, e quando cheguei, ela estava lá também. Resumindo, só me livrei dela quando eu realmente reiniciei o jogo. No mínimo, bizarro isso...

NFS World Golf Course Golf MK1 Nissa 2000GT-R
 Chegou o Natal, e com ele, a neve veio junto. Esta foi a única vez em que vi a neve no campo de golfe. Eu e meu amigo Suami (SUAMIBR), saltamos a rampa durante a noite toda. E meu Golf desta vez não era amarelo, e sim branco, por causa da neve.

 Ahhhhh, a primeira carreata em que participei! Fui responsável por gravar e editar (acabou que também guiei a carreata em algumas partes) a primeira carreata oficial do NFSW Dicas. Eu e meu amado GT-R, que até então, era Azul. Se alguém quiser, depois eu digo o nome das músicas que estão no vídeo.

 Meu melhor vídeo feito no NFS World, me sinto realizado em saber que consegui fazer isso antes do fechamento do jogo. Eu e o Dennis Felex (DENNISFELEX - também adm do NFSW Dicas), passamos uma tarde interia gravando os takes para fazer este vídeo. E o resultado final, é o vídeo que você podem conferir acima. Nossa obra de arte :)

 E o que me dizem de um encontro de amigos apenas de Lotus Elise, hein? Foi isso que fizemos, e foi gravado pelo nosso amigo TGC. Convenhamos, não é todo dia que podemos ver vários Elise's saindo de dentro de um Raptor escrita "OI BUNO :v".
NFS World Lotus Elise Cruise

NFS World Lotus Elise Cruise

NFS World Lotus Elise Cruise

NFS World Lotus Elise Cruise

 Então amigos, é difícil dizer adeus, mas nada é pra sempre. Sei que muitos que jogam são jovens como eu, e espero que embora isso seja apenas um jogo, possam entender pro resto da vida que é possível aproveitar cada momento da vida com sensatez, alegria e disposição. Além do mais, o fim de um jogo não é o fim do mundo (mesmo quando o jogo se chamar "World"), lembre-se que é preciso viver, trabalhar, estudar e curtir. Não desperdice sua vida apenas jogando um jogo eletrônico.
 Espero que tenham curtido um pouco das lembranças que tenho do game e dos amigos que fiz nele. Tenho muito mais história para contar, mas o post ficaria infinito.
 E vocês, o que guardarão de lembrança do jogo? Qual jogo você pretende jogar agora? Um grande abraço para todos!

Ramon Machado - 18 de Abril de 2015.

Entusiasta da tecnologia e aficionado por vídeogames, gosto muito de programar e ver meus códigos criando vida. Além disso, sou dono orgulhoso de um PS4 e seus exclusivos. Atualmente estou cursando Ciência da Computação na UFRRJ.

Compartilhe

Posts que talvez você goste