Construct 2: Faça jogos sem usar linguagens de programação

Fazer jogos pra celular Android, iOS e Windows Phone
Se tem uma coisa que eu sempre gostei mas ainda não abordei muito aqui no blog, é a criação de jogos. E hoje, vamos começar a falar sobre isso.
Construct 2 é uma ferramenta bastante interessante pra quem está interessado em começar a desenvolver jogos em 2D. Desenvolvido pela Scirra, o C2 permite a criação de jogos em HTML sem precisar ter conhecimento de alguma linguagem de programação específica.

Pra quem tem curiosidade de saber como fica um jogo pronto usando o C2, aqui vai um jogo que eu publique para Android, feito no C2: Play the Colors.

Fazer jogos pra celular Android, iOS e Windows Phone
Como os jogos são feitos em HTML5, significa que eles rodarão na maioria dos navegadores mobile, o que já é uma grande vantagem. Além disso, ele também exporta os jogos como aplicativo nativo para iOS, Android, Windows Phone, Windows 10 e diversas outras plataformas (não inclui consoles).

Fazer jogos pra celular Android, iOS e Windows Phone
Como nem tudo são flores, desenvolver jogos com o Construct 2 tem seu lado negativo: o desempenho. Como os jogos são desenvolvidos em HTML5, eles acabam ficando pesados, principalmente em aparelhos mobile. Então, é necessário pensar bem no tamanho do seu projeto antes de começar e decidir se esta é a engine ideal.

Fazer jogos pra celular Android, iOS e Windows Phone
Pra quem ficou interessado, o Construct 2 possui uma versão de demonstração com alguns recursos limitados. Porém, mesmo assim, permite exportar o jogo em HTML5 e Windows 8.1/Windows Phone 8.1.
Além disso, o fórum oficial possui diversos tutoriais para iniciantes, sendo muito deles em português.

Não se esqueça de curtir a pagina do blog no Facebook e ficar por dentro de todas as nossas postagens.

Entusiasta da tecnologia e aficionado por vídeogames, gosto muito de programar e ver meus códigos criando vida. Além disso, sou dono orgulhoso de um PS4 e seus exclusivos. Atualmente estou cursando Ciência da Computação na UFRRJ.

Compartilhe

Posts que talvez você goste