Minha experiência sobre o 1º Período em Ciência da Computação

Dicas primeiro período Ciência da Computação

Antes de começar, gostaria de deixar bem claro que tudo que está escrito neste artigo é a minha opinião pessoal e experiências que tive na faculdade. Algumas coisas podem ser bem diferentes dependendo de sua faculdade ou seu entusiasmo com o curso.

Neste ano de 2016, comecei a cursar Ciência da Computação na UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro). E com isso, vieram algumas surpresas, felicidades e desesperos para entregar os trabalhos.
Agora com a chegada do 2º período pra mim, venho aqui compartilhar algumas das minhas experiências, falar sobre as minhas impressões do curso, das matérias e dar algumas dicas sobre meu primeiro semestre. Espero que seja bastante útil para aqueles que estão começando ou que ainda estão indecisos sobre o curso.
Durante o período, tive as seguintes disciplinas em minha grade:
- Computação I
- Introdução à Ciência da Computação
- Geometria Analítica
- Álgebra Linear
- Matemática Discreta
- Métodos Universitários (A disciplina não possuí horário na grade, se tratando apenas de um trabalho para ser entregue e apresentado).
- Laboratório de Computação I (Também se trata de um trabalho).

Álgebra Linear
Uma matéria que começou bastante tranquila, mas que pra mim pessoalmente deu bastante trabalho no final. Nela você verá bastante sobre matrizes, e resoluções de problemas lineares. Não é uma matéria complicada - principalmente em CComp - porém é necessário praticar bastante pra deixar as regras bem fixas na mente.
Tive um pouco de dificuldade no final por ter dado muita atenção para as outras matérias, então acabei estudando muito em cima da hora. Fica a dica.

Geometria Analítica
Em Geometria Analítica, o início será bem parecido com o assunto abordado em Álgebra Linear: Matrizes. Porém não se engane, são duas disciplinas bastante diferentes e vetores é o que você mais verá na sua frente.
O meu conselho é que você busque entender ao máximo o que está acontecendo em cada uma das fórmulas que serão apresentadas. Não decore, entenda! Acredite, é essencial.
No início foi uma das matérias que menos tive interesse, mas ao longo do tempo passei a gostar e entender esse mundo. No final das contas, foi uma das matérias mais legais :D

Matemática Discreta
Confesso que até hoje não sei o que significa o "discreta" no nome da disciplina. Foi uma matéria que começou extremamente fácil, e que por conta disso, trouxe surpresas no final. Você irá começar vendo funções e coisas do tipo, mas depois outros assuntos virão. 

Computação I
Como sempre gostei de criar coisas, programar com certeza era algo que eu estava doido pra fazer. E por isso, Computação I foi a matéria que mais gostei no período. Logo nas primeiras aulas, já tínhamos o conceito de algoritmos bem fixado na mente. Em poucos dias já estávamos no nosso primeiro Hello World em C.
Foi uma experiência incrível  poder aprender a dar vida aos meus algoritmos, os exercícios eram uma total diversão pra mim. É incrível poder olhar pra trás e perceber o quanto foi feito e aprendido com essa disciplina nesse primeiro semestre.
Minha dica pra quem está cursando: pratique tudo quanto é exercício que você ver pela frente!

Laboratório de Computação I

Esta foi sem dúvidas a disciplina mais trabalhosa de todas. Ela se resume em um trabalho decidido pelo professor, usando nossos conhecimentos de Computação I.
No meu período, o trabalho era baseado no jogo Super Smash TV onde deveria ser criado um jogo utilizando a biblioteca SDL para criar um jogo seguindo o conceito do jogo original.
Pra mim, foi o trabalho mais legal e difícil de todos, mas com certeza faria novamente com toda a vontade. Como eu estava atrapalhado com algumas das outras matérias, eu e meu grupo tivemos que terminar o trabalho em cima da hora, literalmente.
Space Rage foi o jogo que criamos, você pode ver o vídeo de gameplay logo acima. Ainda possui alguns problemas, mas também possui geração de nome e planetas aleatórios. <3

Introdução à Ciência da Computação
Uma matéria que nas primeiras aulas abordava apenas a história da computação. Mas depois de algumas semanas tivemos conversões de base, álgebra de Boole, portas lógicas e coisas assim.
As conversões de base foram úteis para entendermos o funcionamento de algumas coisas, e a álgebra de Boole e as portas lógicas serviram como uma boa base para Circuitos Digitais.

Métodos Universitários
Outra matéria que também não possuía aula, métodos universitários se resume também em um único trabalho. No nosso caso, tivemos que entrevistar um professor de Ciência da Computação e apresentar um trabalho sobre a área dele de pesquisa.
Modéstia à parte, foi um dos melhores trabalhos que já fiz em minha vida mesmo com o grupo tendo alguns desfalques no dia da apresentação. Certamente  quero apresentar mais trabalhos como este sobre Busca e Recuperação de Informação.

E é isso pessoal, espero que estas pequenas explicações sirvam para exemplificar o que podemos ver ainda nos primeiros 6 meses do curso. Em breve pretendo escrever mais sobre alguns assuntos específicos, ou até mesmo criar alguns tutoriais úteis como a instalação do SDL 2.0, por exemplo.
Um grande abraço para todos, e vamos programar!

Entusiasta da tecnologia e aficionado por vídeogames, gosto muito de programar e ver meus códigos criando vida. Além disso, sou dono orgulhoso de um PS4 e seus exclusivos. Atualmente estou cursando Ciência da Computação na UFRRJ.

Compartilhe

Posts que talvez você goste

3 comentários

Write comentários
12 de setembro de 2016 22:58 delete

Muito obrigado pela luz!
Estou querendo mudar de curso e quero fazer esse na Rural e sua postagem me auxiliou muito.
Tenho uma dúvida.
Quando entrou pro curso você já era muito bom em matemática?
Pretendo me dedicar e estudar muito é claro.
Mas tenho receio de não dar conta porque meus conhecimentos são bem básicos.

Abraços

Reply
avatar
13 de setembro de 2016 00:12 delete

Olá, amigo! Fico feliz em saber que pude ajudar alguém rs
Sobre a questão da matemática, estudei o meu ensino médio todo em um colégio do estado do RJ, então embora tivesse bons professores, minha base matemática não foi tão forte comparada com a daqueles que fizeram preparatórios e estudaram em outros colégios. Por isso, tive algumas dificuldades no início de algumas matérias que inclusive mencionei no post. Portanto, não se preocupe. Não há nada que alguns empréstimos de livros na biblioteca não possa resolver!
Um grande abraço, e bons estudos em sua jornada! Sinta-se livre pra seguir o blog e participar nos comentários ;-)

Reply
avatar
13 de setembro de 2016 17:19 delete

OBRIGADO!!
Então se tudo der certo estarei lá ano que vem.
Vou começar a estudar algumas coisas.
Grata
Abraços

Reply
avatar