Como instalar o SDL2 no Linux Ubuntu / Xubuntu

Terminal com o comando "sudo apt-get install libsdl2-dev"
Olá, amigos! Muitos quando estão começando no curso de Ciencia da Computação, precisam fazer algum joguinho. E geralmente, esse jogo é feito em C utilizando a biblioteca SDL. Então venho aqui trazer um tutorial simples de como instalar o SDL2 no Ubuntu (no meu caso, é Xubuntu).

Para instalar o SDL2 em si, abra o terminal e digite o comando:

sudo apt-get install libsdl2-dev

Com isso, a instalação do SDL será feita. Porém, não é só isso.


Terminal com o comando "apt-cache search libsdl2"
O SDL utiliza diversos cabeçalhos próprios, e é necessário baixar cada um deles individualmente. Você pode ver o nome de cada um dos cabeçalhos utilizando este comando:

apt-cache search libsdl2

Com este comando você consegue listar todas as bibliotecas e suas respectivas descrições. Para instalar cada uma delas, basta executar o comando utilizado na instalação do SDL, apenas substituindo o nome:

sudo apt-get install nomeDaBiblioteca

E é isso, galera. Espero que este tutorial possa ser útil! Em breve pretendo fazer uns tutoriais simples sobre criação de jogos utilizando o SDL 2.0.
Conheça a página do blog no Facebook aqui.

Entusiasta da tecnologia e aficionado por vídeogames, gosto muito de programar e ver meus códigos criando vida. Além disso, sou dono orgulhoso de um PS4 e seus exclusivos. Atualmente estou cursando Ciência da Computação na UFRRJ.

Compartilhe

Posts que talvez você goste