Ainda vale a pena comprar o PS3?

Ainda vale a pena comprar o PS3?
Este mês a geração atual de consoles (PS4, Xbox One) completa 3 anos de existência, e a geração passada vai cada vez mais ficando pra trás. Com isso, vem aquela pergunta... Ainda vale a pena comprar o PS3? Neste post, irei abordar apenas sobre o PS3 pois foi o console que tive.

Você se importa com lançamentos?
Bem, a primeira coisa a considerar sobre comprar um console da geração anterior é o fato de que não haverão mais jogos novos, e que você terá disponível apenas aquele catálogo de jogos já disponíveis. Ou seja, não fique assistindo aos trailers da E3 com esperança de que os jogos serão lançados pra ele.

Ainda vale a pena comprar o PS3?
A geração passada teve jogos incríveis, e que com certeza valem a pena serem jogados. Se você não jogou nenhum deles e não se importa com os lançamentos, então com certeza vale muito a pena.
Eu, por exemplo, perdi meu PS3 após uma tempestade e acabei deixando muitos jogos bons pra trás, que tenho vontade de jogar até hoje. Aqui vai uma lista de apenas alguns jogos bons que não cheguei a jogar: Red Dead Redemption, Mass Effect (a trilogia completa), Dirt 3, Motorstorm Apocalypse, Beyond: Two Souls, Batman Arkham City e vários outros. Sem contar que também os jogos incríveis que cheguei a jogar também.

Gráficos
Ainda vale a pena comprar o PS3?
Outro problema de comprar um console da geração anterior, é a diferença de poder gráfico e capacidade de processamento. Se você é um jogador que fica incomodado com aquele serrilhado básico e que costuma dizer "PC MASTER RACE WINS", então talvez comprar o PS3 agora não seja uma boa escolha. Agora, se você for um jogador como eu, que gosta de bons gráficos mas que sempre valoriza mais uma boa história e jogabilidade, o PS3 ainda tem muuuuuuito o que oferecer. Ainda mais quando se trata de jogos que deixamos de jogar, como os listados no tópico anterior.

Preço dos jogos

Ainda vale a pena comprar o PS3?
Uma das vantagens de se comprar um console da geração passada, com certeza é o preço dos jogos. Você consegue encontrar jogos para o PS3 facilmente por 40 reais na internet, além de cópias usadas que se pode encontrar facilmente por aí.

Preço do console
Ainda vale a pena comprar o PS3?
No final das contas, o bolso sempre será o responsável pela decisão final. Atualmente é possível achar o PS3 por um bom preço pela internet, ainda mais quando se trata de consoles usados. Se sua situação estiver apertada e você ainda não experimentou a maioria dos jogos da geração passada, o PS3 com certeza ainda é um bom investimento de horas e horas de entretenimento.
Agora, se você já conhece a maioria dos jogos da geração anterior e pode desembolsar mais um pouco, o PS4 é uma alternativa muito mais viável. Com jogos atuais e lançamentos garantidos por mais alguns anos, o PS4 ainda tem muito o que oferecer considerando que ainda estamos na metade da geração atual.

Conclusão
Ainda vale a pena comprar o PS3?
Após considerar todos lados positivos e negativos, a conclusão será diferente para cada pessoa. Dependendo da necessidade e da condição financeira (ainda mais considerando a situação econômica do país), o PS3 ainda é com certeza uma boa opção para muitos jogadores afora. É um console robusto e com grande suporte espalhado pelo país, sendo fácil encontrar lugares que façam manutenção do aparelho. Em contrapartida, é necessário ter em mente que o PS3 é um console que irá perder cada vez mais espaço e suporte no mercado. É normal que seu preço se desvalorize com o passar do tempo, e que não tenha mais suporte das desenvolvedoras de jogos.

Espero que este post ajude quem ainda tiver dúvidas sobre a aquisição do console. Aproveite e curta a página do blog no Facebook e fique por dentro de todas as nossas postagens!

Entusiasta da tecnologia e aficionado por vídeogames, gosto muito de programar e ver meus códigos criando vida. Além disso, sou dono orgulhoso de um PS4 e seus exclusivos. Atualmente estou cursando Ciência da Computação na UFRRJ.

Compartilhe

Posts que talvez você goste

2 comentários

Write comentários
Anônimo
25 de novembro de 2016 14:54 delete

Ainda tenho meu PS3 e jogo continuamente e nem estou perto de fechar e ter todos os jogos que eu quero. Me atende muito bem o console e n me incomodo tanto pelos gráficos n serem next gen. Os lobbys online de vários jogos (ex; Gran Turismo 6) estão sempre cheios. Bem provável q eu vá pro PS4 daqui um bom tempo e claro vou continuar com meu PS3 assim como ainda tenho o 2.

Reply
avatar
16 de dezembro de 2016 18:14 delete

Sim, pra quem não se importa tanto com os gráficos e os lançamentos - assim como você e eu - a geração passada ainda tem muita coisa boa para entregar pra nós o/
Obrigado por contribuir dando a sua opinião ;-)

Reply
avatar