Como compilar em C utilizando o GCC

Se você está aprendendo programação e fez o seu programa, agora é hora de compilar e ver o seu código criando vida. Ansioso? Então bora lá.

Eu crie um programa simples, como vocês podem ver na imagem acima. Apenas um Hello World básico pra servir de exemplo. E então, salvei o arquivo na pasta Documentos com o nome de hello.c.

Compilando o programa

Após isso, abra o Terminal. Lembrando que o GCC já vem instalado na maioria das distribuições de Linux (Caso esteja usando o Windows, será necessário instalar o GCC primeiro, e ao invés de usar o terminal, vocẽ deve utilizar o CMD).

Com o terminal já aberto, vá até o diretório onde está o seu arquivo. No meu caso, na pasta Documentos. E então digitei cd Documentos/.

Agora que você já está no diretório do arquivo, no terminal digite o seguinte comando:

gcc -o nome_de_saída arquivo_de_entrada.c -Wall

Substitua pelos nomes que você deseja. No meu caso, o comando ficou assim:

gcc -o hello hello.c -Wall

Pronto, você já compilou seu programa. Caso haja algum erro, o compilador irá avisar no próprio terminal o motivo do problema.

Executando o programa

Agora que você já compilou seu arquivo .c, é claro que você quer vê-lo funcionando. Não é mesmo?
Com isso, no próprio terminal digite:

./nome_de_saída

No meu caso, ficou:

./hello

E pronto, o programa irá rodar!

Entusiasta da tecnologia e aficionado por vídeogames, gosto muito de programar e ver meus códigos criando vida. Além disso, sou dono orgulhoso de um PS4 e seus exclusivos. Atualmente estou cursando Ciência da Computação na UFRRJ.

Compartilhe

Posts que talvez você goste